Notícias

Duas novas tendências para os condomínios em 2024

Sustentabilidade e eficiência energética em destaque

4 de abril, 2024
Duas novas tendências para os condomínios em 2024
Não é só no mundo da moda que se identificam novas tendências. Os condomínios têm sido alvo de várias transformações ao longo das últimas décadas e, para este ano, destacamos duas das grandes propensões que devemos aplicar na sua gestão: sustentabilidade e eficiência energética. 
Sustentabilidade

A primeira tem como base de atuação a melhoria da qualidade de vida dos moradores para além de ser evidente a redução no impacto ambiental.

Dar prioridade à criação de áreas verdes e apostar numa jardinagem sustentável melhora a estética do condomínio e, ao mesmo tempo, promove a biodiversidade e a absorção de dióxido de carbono.

Através da implementação de sistemas eficientes de reciclagem e da consciencialização dos condóminos sobre a sua prática consegue-se a redução de resíduos assim como o seu reaproveitamento.

Por último, se procederem à instalação de economizadores e apostarem no uso responsável da água conseguimos dar passos substanciais para a sustentabilidade hídrica. 


Eficiência energética

A eficiência energética é uma questão vital para os condomínios, não só do ponto de vista ambiental, mas também financeiro.

Investimentos em tecnologia LED para a iluminação, num isolamento térmico eficiente e em fontes de energia renovável, como painéis solares, resultam numa significativa redução dos custos operacionais a longo prazo.

Sistemas de automação residencial, termostatos inteligentes e dispositivos de monitorização de energia são aliados poderosos na otimização do consumo e conferem aos moradores um maior controlo sobre os seus gastos energéticos.

Além disso, melhorias no isolamento térmico, sistemas de ventilação eficientes e iluminação bem projetada contribuem para um ambiente residencial energeticamente eficiente e permitem uma qualidade de vida superior.

Os condomínios que adotam medidas para melhorar a eficiência energética acrescentam valor ao imóvel, aumentando a sua atratividade para potenciais compradores e elevando a sua avaliação financeira.